segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Happy New Year



A todos os amigos, colegas, alunos, formandos e visitantes, desejo-vos um FELIZ ANO NOVO.



Espero que entrem com o pé direito e continuem a visitar o blog, irei partilhar muito mais conhecimento, novas técnicas e exercícios para que todos nós possamos crescer e melhorar as nossas competências enquanto fotógrafos.

PS: brevemente irei explicar como podem fazer este efeito na foto apresentada aqui em cima. E não, quase não leva photoshop, trata-se de uma função nas câmeras fotográficas reflex que permite "escrever com luz".

Saudações!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Exercícios de Exposição


Funcionamento da Exposição (abertura)


Crie um motivo a fotografar (uma folha de jornal pendurada na parede) e posicione-se a 2 metros de distância. Faça um foco cuidadoso e fotografe esse motivo com todas as aberturas de diafragmas possíveis da sua câmera fotográfica e anote todos os valores. Nunca se esqueça que durante este exercício deve fazer o ajustamento com o tempo de obturador. Analise o que aconteceu com as imagens e compare os resultados. A imagem que apresentar maior nitidez apresentará o f -stop (abertura) recomendado.



Exercícios de Exposição


Funcionamento dos Modos de Exposição (diafragma e obturador)


Encontre-se num lugar ao ar livre de preferência num dia solarengo, seleccione um motivo a fotografar à sua escolha e teste os seguintes valores:

- determine a abertura do diafragma e o tempo através da combinação correcta entre diafragma/obturador determinada pelo fotómetro.
- aumente 2 stops o diafragma
- diminua 2 stops o diafragma
- reposicione o diafragma no valor indicado pelo fotómetro e aumente o tempo de exposição em 4 stops
- diminua o tempo de exposição em 4 stops

Analise os resultados obtidos e comente.


Aula VI - EXPOSIÇÃO

Aula VI - EXPOSIÇÃO

"Nunca te esqueças... na tua câmera fotográfica, o modo P é de principiante mas o modo M... esse modo M é de Mestre! Usa-o sempre"

Ainda relacionado com o tema da aula anterior, Obturador, está o tempo de exposição. Alguns conceitos sobre esta temática já foram abordados na aula nº 5 porque é incontornável não abordar a exposição quando abordamos o obturador. No fundo, é o obturador que vai determinar o tempo de exposição. Relembro também que quanto mais for o tempo de exposição, mais luz vai entrar no diafragma e a situação inversa acontece quando o tempo de abertura do obturador é mais curto.

No entanto, existem ainda outros conceitos relativamente aos Modos de Exposição, que só são permitidos manusear numa câmera fotográfica reflex semi profissional ou profissional.

Modo Manual: permite que o fotógrafo controle na totalidade a exposição, ou seja, cabe a ele determinar a abertura do diafragma e o tempo de exposição.

Modo Programa: ajustamento automático da câmera na abertura e no tempo de exposição (recomendado apenas para principiantes)

Prioridade à Abertura (A): permite que o fotógrafo escolha a abertura e a câmera vai determinar o tempo de obturação mais indicado.

Prioridade ao tempo de Exposição (S): permite que o fotógrafo determine o tempo de obturação e a câmera vai determinar a abertura mais apropriada.




Muito poderia ser dito sobre este tema mas acredito que só com muita prática vão conseguir compreender plenamente estes conceitos. Por isso pratiquem muito, não tenham medo de errar e rapidamente vão começar a assimilar estes conceitos. 

Sugiro façam um dos exercícios apresentados na secção: Exercícios Práticos

Saudações!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aula V - OBTURADOR

Aula V - OBTURADOR

O obturador é o mecanismo que vai ativar ou desativar o sensor digital da câmera e é também reativo pois consegue agir numa ampla panóplia de tempos de exposição. De uma forma geral, o obturador é a "cortina" que abre e fecha através de várias lamelas giratórias de acordo com o tempo pré definido pelo fotógrafo.

Ou seja, o fotógrafo vai determinar a "velocidade" do disparo que é nada mais, nada menos do que o tempo que o obturador fica aberto. Para situações em que o obturador fica muito tempo aberto (disparo lento), isso significa que vamos obter imagens com bastante luz e se tiver movimento, poderão ocorrer situações de arrastamento (ou desfoque). Para situações em que o obturador fica pouco tempo aberto (disparo rápido), isso significa que vai entrar menos luz na imagem (fotografia escura ou com pouca luminosidade) e em principio obteremos imagens estáticas. Estas são as ocorrências gerais, contudo podem existir excepções consoante o tipo de equipamento (uso de flash ou tripés) ou até mesmo os motivos fotografados ou a existência de luz natural nos espaços.

Podemos então concluir que o tempo de exposição ("velocidade" do obturador) está relacionado com o tempo que este leva a abrir e a fechar, ou seja, se demorar mais tempo, isso significa que vai entrar mais luz. Mas se for muito rápido, a quantidade de luz a entrar dentro do equipamento será menor. Logo, quanto maior o tempo de exposição, maior será a luz absorvida no interior do equipamento.

Vejamos alguns exemplo:



















(as imagens apresentadas não são da minha autoria, são apenas representativas do conteúdo aqui exposto e foram retiradas do google.pt)

Em relação às medidas, o tempo de exposição é medido através de 1/x (o x representa a fracção de segundo). Normalmente, as câmeras possuem as seguintes medidas pré definidas:

- 1/8000 s
- 1/4000 s
- 1/2000 s
- 1/1000 s
- 1/500 s
- 1/250 s
- 1/125 s
- 1/60 s
- 1/30 s
- 1/15 s
- 1/8 s
- 1/4 s
- 1/2 s
- 1
- B (bulb - iremos tratar numa próxima aula)

E nunca se esqueçam, o termo velocidade não é o correcto embora seja usado com muita frequência. O termo correcto é "tempo de exposição" e se realmente querem passar a um próximo nível e se querem ser bons profissionais e bons fotógrafos, têm que começar a utilizar os termos correctos.

Espero que tenham gostado da aula e encontramo-nos em breve.

Saudações!