segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Crónica: O que é a Fotografia?


Para dar início à actividade do Blog
Registos Fotográficos
lançamos um desafio aos nossos leitores:

O QUE É A FOTOGRAFIA?

É importante termos momentos reflectivos sobre um tema que tanto dizemos gostar. Deixem a vossa opinião, transmitam o que vos vai na alma, pensem um pouco sobre este assunto e escolham as palavras certas. Para muitos a fotografia é uma técnica, para outros é uma paixão, várias visões sobre um mesmo tema é enriquecedor para todos nós.

Sejam bem vindos e voltem sempre

10 comentários:

  1. Com certeza a fotografia é um recurso maravilhoso, para registrar nossos melhores momentos.
    amo fotografar também...


    bem vim convidar para tomar champanhe e comer bolo na festa surpresa do nosso amigo joão menerés. a festa está uma delicia.
    vi que vc. já deu um abraço nele. agora vnha tomar champanhe.
    faça parte dessa linda festa.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Em 1º Lugar que seja o 1º dia de muitos :)

    No dia mundial da fotografia criei este post http://sandrarocha-fotografia.blogspot.com/2009/08/dia-mundial-da-fotografia.html retrata bem o que sinto pela fotografia.

    A fotografia para mim é uma companhia nos bons e nos amus momentos :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. A fotografia é de de facto qualquer coisa que começa por ser sentida "bem cá dentro" para depois ser captada pelo click.
    A técnica e a paixão encontram-se para fazer o tal momemto especial!

    No meu caso a fotografia é realizada sem grandes pretensões "artisticas", sou autodidacta, documento as minhas experiências e procuro sempre um resultado com rigor estético...mas que acima de tudo, seja o reflexo da minha "visão"!

    Votos de sucesso para este espaço!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Poderia escrever aqui conceitos, técnicas, instrumentos e contextualizações mas tudo isto deixa de fazer sentido quando há a inexistência de 3 factores essenciais para fazer boas fotografias: sensibilidade, criatividade e capacidade de observação.

    A fotografia é um meio existente de tornar estáticos determinados momentos, situações, cheiros, pessoas e recordações. No entanto, qualquer pessoa pode faze-lo. A diferença entre quem fotografa e quem fotografa com qualidade reside nos 3 factores acima mencionados. De que nos serve fazer uma fotografia se para nós não tem significado ou não transmite absolutamente nada?

    É claro que se exige o mínimo de conhecimento mas todos os apreciadores e entusiastas sabem que existem boas fotografias que não possuem qualquer tipo de técnica. Pensem num quadro de pintura abstrata... qualquer pessoa o poderia fazer e por mais contextualizações que essa pessoa faça, terá sempre um significado diferente do artista. A fotografia é igualmente uma arte com valor e sentido diferente de artista para artista mas se o artista nao souber como fez a fotografia, entao nao é artista.

    A fotografia deve SEMPRE ter significado para o artista, deve SEMPRE ter conhecimento e experiência do artista e acima de tudo, o artista deve saber como efectuou o registo.

    Saudações a todos os leitores

    Registo Fotográfico.

    ResponderExcluir
  5. Desde já os meus parabéns por este novo espaço na blogosfera e bom ver já aqui a minha mana Sandra em actividade com os seus comentários :-)
    Resumindo acho q a fotografia não é mais do que saber captar o que sentimos, uns melhores que outros, mas cada um dando a sua visão por isso achar que a fotografia o que tem de belo e sabermos interpretar o que nos querem dar a ver...
    A fotografia para mim é tudo.... é a minha paixão... :-)
    Abraços e continuação de um bom trabalho por este lado,
    Nuno de Sousa

    P.s. Alguma coisa é só disporem.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, naturalmente, parabéns por este novo espaço.

    Depois, muito obrigada pela visita ao meu "cantinho blogoesférico", pelo comentário e pelo convite para vir até aqui.

    Por fim, em resposta à questão, deixando técnicas e saberes de parte, a fotografia é uma paixão, um saber e um sentir, traduzidos pelo olhar e sensibilidade singular de cada um, que nos transporta a outras paragens e nos desvenda outros olhares e percepções.
    Como todas as "artes" leva a diversas interpretações e reacções. Pode deixar-nos indiferentes ou perturbar-nos. É isto a fotografia, mais uma forma de comunicar.

    Até breve!

    sonja.valentina

    ResponderExcluir
  7. A Fotografia é apenas mais uma forma de comunicarmos, connosco e com os outros.

    Para tal, é preciso gostar. Não se fotografa sem gosto, sem paixão. Sem isso, captam-se uns instantâneos, nada mais ....

    Parabéns por este novo espaço. E cá voltarei amiúde, para ajudar e observar a evolução.

    Saudações alentejanas.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela ideia e iniciativa (que promete!).

    Já vi que a minha família já por aqui passou em peso, a "cunhada" Sandra Rocha e o meu marido Nuno de Sousa (e eu que pensava que era eu a paixão da vida dele, lol).

    O que é a fotografia? Bem, a resposta depende muito de quem a executa e de quem a aprecia pois, sendo uma arte, é totalmente subjectiva, mesmo que à primeira vista se trate de uma imagem muito objectiva.

    A fotografia, para mim, é uma forma de expressar o que aprecio mais na vida.

    Bjs e abraços

    ResponderExcluir
  9. Como gosta de fotografia decidi fazer-lhe um desafio...
    Para mim defino fotografia, com este desafio. Vem ver e ficará a saber o que é para mim fotografar!

    Felizmente que não é só nas grandes cidades que se nota, nos últimos tempos outra dinâmica, uma outra forma de fazer cultura.
    Desta vez será em ALPIARÇA, na sua Biblioteca Municipal.

    Vou montar outra exposição de fotografia.
    A exposição procura divulgar o que vivenciei pelos caminhos da Índia. Tendo como ponto de partida a fotografia, faço uma reflexão através do tempo sobre imagens que descrevem a solidão dos povos e o significado do seu sofrimento bem como da sua alegria envolvida pela pobreza de géneros necessários à sua sobrevivência, a par da solidariedade e esperança de uma justiça digna.

    Aos poucos vou conseguindo aquilo que quero, ou seja, esta EXPOSIÇÃO está aberta aos sábados de tarde, para proporcionar às pessoas que trabalham a oportunidade de a visitar numa tarde de sábado.

    Está convidado para a inauguração no próximo sábado, dia 21 de Novembro (amanhã), pelas 14h 30m.

    Conto com o apoio de todos os que me têm acompanhado ao longo deste tempo, na blogosfera.

    As suas fotos estão excelentes.

    ResponderExcluir
  10. Adoro ver boas fotografias, mas não sou
    fotógrafa, apenas uma amadora, com uma
    rasca máquina de digital. Mas é bom ver
    espaços dedicados à fotografia.
    Um abraço

    ResponderExcluir