A Importância
da Luz
As qualidades
da luz natural
No decorrer do dia, a luz natural varia de cor, intensidade e direcção. A
luz ao amanhecer é mais quente mas mais fraca logo tem menos intensidade e
cores mais quentes. As câmeras são muito sensíveis às variações de luz porque
os nossos olhos adaptam-se às diferentes intensidades e não nos apercebemos
dessas mudanças de luz. Mas as câmeras são mais sensíveis. Ao amanhecer a
intensidade de luz é mais baixa, tem tendência ao rosa e à medida que o tempo
avança as luzes tornam-se mais intensas e assemelham-se à luz branca.
Gradualmente, ao por do sol a luz torna-se mais quente e as cores tornam-se
mais próximas do vermelho e amarelo. Conforme o tipo de luz e tonalidade que
queremos para a fotografia, devemos fotografar em determinadas alturas do dia.
Também existem variações de estação para estação (inverno ou verão). No inverno
a luz é mais fria que favorece as cores claras da imagem e produz imagens mais
homogéneas e sem fortes contrastes. É possível ver essa diferença de luz entre
2 estações diferentes. No verão as sombras são mais escuras porque o sol está
mais alto e os tons quentes serão mais evidentes. Todos estes aspectos podem
ser trabalhados através da exposição.
Quando fotografamos contra a luz podemos obter silhuetas negras muito bem
definidas. No entanto, quando há excesso de luz e queremos dar destaque ao tema
sem que ele fique contra a luz, devemos aproximarmo-nos o máximo possível de
forma a que o tema preencha a maior parte do enquadramento. Desta forma o
exposímetro detecta os valores de exposição do tema e assim ele será
devidamente representado. Também devemos aprender a avaliar a direcção da luz.
A luz como
tema fotográfico
A luz pode ser quente, fria, dura ou mole. A luz dura aumenta o contraste e
torna mais evidente a transição das áreas claras para as áreas mais escuras.
Para minimizar a luz dura e torná-la mais suave podemos levar o tema para uma
área de sombra de forma a não ser atingido directamente pela luz do sol. Ou
então podemos levar um tecido para filtrar a luz e torná-la mais suave.
Devemos ter cuidado ao fotografar com muito sol, nunca devemos focar o sol
com a câmera pois há o risco de queimar o obturador. Embora hajam casos em que
o sol em foco é um elemento criativo tanto na fotografia como no vídeo,
geralmente é considerado como um defeito. Para estes casos é necessário
material específico tais como filtros que reduzem o brilho do sol e protegem a
máquina.
A luz
artificial
Neste tipo de luz devemos utilizar o programa das câmeras ou outro tipo de suportes externos tais como os flashs. Para ambientes
nocturnos devemos utilizar o modo tugesténio ou definir o balanço de brancos.
O flash tem como finalidade compensar a luz nas fotografias quando esta não
existe em quantidade suficiente para iluminar o objecto. No entanto, o seu uso
indevido pode causar os denominados olhos vermelhos (que resultam do excesso de
iluminação dos vasos sanguíneos dos olhos) ou sobreexpor os elementos. Podemos
definir o modo anti olhos vermelhos que embora nem sempre resulte, pode ajudar.
Assim, as câmeras fotográficas com modo anti olhos vermelhos, enviam vários
flashs antes do flash final da fotografia com o objectivo de diminuir o tamanho
da pupila e consequentemente não iluminar a pupila completamente dilatada. Um
dos truques para não ter olhos vermelhos é nunca utilizar o flash de frente mas
sim de lado.
*todos os conteúdos são da autoria e responsabilidade exclusiva da autora do blog
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